Durante o dia a dia empresarial, por motivos diversos, há a necessidade de se realizar o levantamento dos acervos patrimoniais da empresa. Mas o que exatamente é esse processo?

A avaliação patrimonial é o exercício que visa definir os valores atuais de mercado dos bens e propriedades que compõem o patrimônio total de uma organização.

Por meio de técnicas e ferramentas, como pesquisas de mercado e estimativas de depreciação, profissionais capacitados desenvolvem o laudo que será apresentado.  Seguindo as normas da ABNT, IBAPE e do INMETRO, esse documento se torna válido para muitas entidades e oficial segundo a lei.

Este laudo de avaliação patrimonial, por regra, somente pode ser emitido por profissionais habilitados e de acordo com as Normas Técnicas específicas de Engenharia de Avaliações.

Um detalhe muito importante citado: é imprescindível que os responsáveis por essa avaliação tenham vivência neste campo, pois devido à complexidade técnica e o contato com outras áreas, como engenharia, economia e diversos mercados de comércio, o contador ou perito delegado para a função terá muitas análises e estudos a fazer que não, necessariamente, fazem parte da sua rotina de conhecimento.

Dentre os motivos  aos quais de faz necessária uma avaliação de acervos patrimoniais, podemos citar:

  • Compra, venda ou locação: o motivo pelo qual as avaliações são mais procuradas, podendo ser de imóveis ou, o que vem crescendo muito nos últimos tempos, máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves disponibilizados em negociações comerciais.
  • Fusão, cisão, incorporação ou dissolução de sociedade: em operações de grande porte que envolvam troca de donos, fusão, rompimento de acordos ou dissolução de sociedade, faz parte do processo avaliar o valor real de todos os ativos patrimoniais da empresa para que não haja erros de divisão ou soma, e abra-se a possibilidade de longas disputas judiciais.
  • Garantia para financiamentos: Exigida em pedidos de financiamento, a avaliação patrimonial é a garantia que as entidades financeiras precisam para saldar a dívida em caso de não pagamento.
  • Seguro: o mesmo que no caso acima, é parte obrigatória do processo para a seguradora firmar um contrato com valores de cobertura adequados a realidade do patrimônio em questão.

A melhor dica que podemos dar para quem está neste processo de avaliação de acervos patrimoniais é contar com empresas especializadas que estarão prontas para enfrentar qualquer situação e usar a metodologia adequada, assim como os profissionais certos de cada área necessária. A Ribas Secco, com certeza, pode ajudar!

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com 14 anos de experiência profissional na área de Perícia Contábil e Financeira. Atua junto à escritórios de advocacia como Assistente Técnica e Perita Judicial nas Vara Federais.

Ver todos os Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu