O 3º Congresso sobre Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (AMCHAM) ocorreu neste último dia 27 de Maio. Cinco painéis ao longo do dia abrilhantaram o evento que teve como pano de fundo o tema “Os pilares da confiança” Confira abaixo um resumo sobre o evento!

O primeiro painel buscou apresentar uma visão crítica do ponto de vista dos jurídicos internos das empresas. Comandados pelo representante da Leste Finance Litigation, o painel mostrou como as advogadas de empresas como a Vale e Carrefour vêem as relações com os escritórios contratados, escolha de árbitros e custos. A subprocuradora geral do Estado, Dra. Eugênia, trouxe a visão do setor público.

O segundo painel tratou da produção das provas periciais nas arbitragens. O moderador, Dr. Ricardo Aprigliano, proporcionou uma discussão interessante desde a modalidade da prova (prova produzida por peritos indicados pelas partes ou por perito indicado pelo Tribunal), dinâmica dos trabalhos do peritos (envolvimento dos assistentes técnicos, aplicação de ferramentas), destacando a questão da independência e imparcialidade dos profissionais técnicos (conflitos técnicos, comerciais, impedimentos legais), a importância das audiências (tema abordado pela sócia do escritório de perícias Ribas Secco, Alessandra Ribas Secco) até o polêmico tema custos e tempo das perícias arbitrais.

Na parte da tarde, os painéis destacaram a presença de ilustres figuras nacionais da arbitragem como o professor Carlos Alberto Carmona, no terceiro painel, com o tema Transparência na Arbitragem. Marcelo Roberto Ferro, no quarto painel junto com a professora Paula Forgioni, destacou a questão da colaboração como um pilar da confiança que pode reduzir os custos das transações, tópico há tempos abordados pela Economia.

O Congresso fechou o dia com chave de ouro ao proporcionar aos participantes uma interessante visão da confiança na arbitragem pelo árbitro e professor Julian D. M. Lew, diretor da School of International Arbitration da Universidade Queen Mary, Londres.

Parabéns à AMCHAM por trazer um debate aberto e franco sobre a arbitragem e compartilhar entre seus participantes vivências e experiências ímpares.

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com 14 anos de experiência profissional na área de Perícia Contábil e Financeira. Atua junto à escritórios de advocacia como Assistente Técnica e Perita Judicial nas Vara Federais.

Ver todos os Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu