Antes de tudo, vamos relembrar que Weighted Average Cost of Capital (WACC) nada mais é que o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), na sua versão em português. Trata-se de saber o  quanto uma empresa “paga” para utilizar os recursos que têm alocado em suas operações e, a partir deste custo, ser capaz de identificar o nível de atratividade mínima de um investimento.

Capital próprio e de terceiros

Toda empresa capta recursos financeiros para funcionar e estes recursos têm um custo, conhecido como custo de capital. A forma como os recursos são captados pode se dar de duas formas: por meio de recursos de sócios e acionistas (capital próprio) e empréstimos (capital de terceiros).

Uma empresa pode se financiar apenas com capital próprio ou, com capital próprio e capital de terceiros.. E é justamente quando as duas formas de capital são utilizadas que é necessário se conhecer e calcular o custo médio ponderado do capital.

Mas para que seja possível identificar de forma clara o WACC, é preciso entender os valores existentes na estrutura de capital e os respectivos percentuais de custo destes capitais (fontes) para se ponderar o custo.

Os custos

Quando falamos em recursos oriundos de capital próprio, o custo do capital está ligado à expectativa do investidor (muitas vezes arbitrado e outras calculado seguindo-se metodologias próprias). Isto é, a que taxa ele espera ser remunerado pela aplicação. Já no caso de capital de terceiros, o custo está ligado à taxa de juros negociada em contrato.

De maneira simplificada, um investimento no negócio só se torna atrativo quando apresenta taxa de retorno maior que o custo médio de capital do negócio. Por exemplo, para uma empresa com custo médio de capital 20% ao ano, não vale a pena apostar em investimentos que remunerem menos do que isto.

Cálculo do WACC

O cálculo do WACC pondera o peso e o custo de cada uma das fontes de financiamento  da estrutura de capital da empresa, que é a soma total do patrimônio (capital próprio) mais todas as  dívidas da empresa (capital de terceiros).

De maneira resumida, a equação utilizada considera o custo do capital de terceiros (cada fonte ou dívida individualmente pois os custos podem ser diferentes), seus respectivos montantes para calcular a representatividade (peso) de cada dívida em relação a estrutura de capital e, o capital próprio com seu respectivo custo também, calculando-se o peso dele na estrutura de capital. A fórmula básica pode ser expressa da seguinte forma:

WACC = Custo Capital Próprio (%) * Capital Próprio/Capital Total + Custo Capital Terceiros (%) * Capital Terceiros/Capital Total

É importante destacar que para a correta  realização do cálculo, deve-se considerar o  regime de tributação da empresa (lucro presumido, simples nacional ou lucro real) pois alguns ajustes podem ser necessários. Aqui utilizamos um exemplo simplificado, em poucas etapas, para fins de demonstração prática.

Para cálculos mais complexos ou outras dúvidas na forma como acessar os dados necessários para realizar o WACC, pode contar com os especialistas da Ribas Secco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu