Sempre com a intenção de conhecer as melhores práticas do mercado e o que há de novo no universo de perícia contábil, o escritório Ribas Secco, constantemente, procura participar de congressos, fóruns e reuniões da área que reúnam os principais e mais renomados profissionais.

Seguindo essa premissa, nos últimos 30 dias, estivemos presentes em dois dos mais importantes congressos da nossa área:

No Congresso Internacional de Arbitragem, em Salvador, junto a mais de 400 profissionais que estavam no centro de convenções Deville Convention Salvador, tivemos a oportunidade de estudar “A Cultura na Arbitragem Internacional”.

Já no “ICC New York Conference on International Arbitration”, nos Estados Unidos, foi possível ver mais sobre os últimos desenvolvimentos de arbitragem na América do Norte. Esta conferência ofereceu não apenas uma lista de palestrantes renomados, discussões atuais e notícias relevantes, mas também uma excelente oportunidade de networking.É notório que, nos últimos anos, a arbitragem tem alcançado mais espaço como um modo alternativo e menos burocrático de resolução de conflitos. Não apenas empresas ou pessoas físicas, grandes nações também têm usado esse recurso para solucionar seus casos. Entretanto, com as diferenças culturais bem acentuadas, não são incomuns os impactos nos procedimentos arbitrais.

Durante os dois eventos, pudemos realizar discussões sobre a existência de uma uniformização da cultura na arbitragem internacional, questões éticas em procedimentos e como as diferenças podem impactar no alcance de uma solução.

Estando em um ambiente favorável a um debate dinâmico entre árbitros, advogados, conselheiros internos e acadêmicos sobre os desenvolvimentos na resolução de disputas internacionais, podemos abranger alguns tópicos:

  • Elaboração de um laudo arbitral: foco em questões específicas;
  • Dever de proteger: salvaguardar informações confidenciais em um mundo digital;
  • Análise ou Advocacia: o uso de especialistas em arbitragem internacional;
  • Influências dos sistemas culturais na arbitragem internacional: barreira ou fator de harmonização;
  • Arbitragens entre partes de diferentes culturas e questões éticas;
  • Impactos da diferença cultural no procedimento arbitral
  • A cultura na arbitragem internacional: integração ou fragmentação?

Por isso, quando precisar de alguma contribuição em qualquer tipo de disputa, seja de qualquer esfera ou localidade, pode contar com os especialistas da Ribas Secco!

 

 

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com 14 anos de experiência profissional na área de Perícia Contábil e Financeira. Atua junto à escritórios de advocacia como Assistente Técnica e Perita Judicial nas Vara Federais.

Ver todos os Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu