Decidir qual o caminho seguir dentro da área de conhecimento que escolheu é uma das tarefas mais difíceis para um trabalhador. E nas Ciências Contábeis não é diferente, o leque de atuação é grande e duas das áreas mais requisitadas na contabilidade são a perícia contábil e a auditoria externa. Mas apesar de serem correlatas e oriundas do mesmo setor, são bem diferentes entre si.

Ambos os campos estão ligados diretamente a manutenção e controle de patrimônio, o que é um dos pilares da contabilidade, o guarda-chuva dessas duas profissões citadas.

A auditoria analisa a situação, atual e momentânea, patrimonial de uma empresa, tem por suas ações verificar documentos fiscais, sistema financeiro, registros, transações e operações, visando comprovar a veracidade desses registros. A auditoria externa tem por seu trabalho buscar por erros ou falhas no controle interno financeiro e apresentar ações que minimizem perdas com esses problemas.

Para o funcionamento eficaz da auditoria, ela tem de ser aplicada com constância, até por ser uma trabalho feito por amostragem, com a repetição em determinados períodos, aumenta a chance de analisar uma maior taxa de documentos. Outra particularidade do campo da auditoria é sua aplicação, que pode ser específica a uma área da empresa ou em toda a empresa, ao contrário da perícia contábil que é restrita aos quesitos e pontos controvertidos, especificados pelo condutor judicial.

A perîcia contábil é a revisão e análise minuciosa de todos os documentos que fazem parte da requisição e pedido de vista. Quando duas partes ou um juiz decidem pela necessidade de análise de documentos em uma disputa judicial, um perito é chamado. Na auditoria, o profissional pode ser chamado por uma das áreas da empresa para fazer um trabalho interno.

A perícia se prende ao caráter científico de uma prova com o objetivo de esclarecer controvérsias, ela é executada em um tempo específico, terminando com a solução do problema apresentado e com o julgamento da disputa.

Resumindo, podemos dizer que a auditoria externa é uma ação permanente para aspectos diversos do patrimônio e visa melhorar processos e por consequência a diminuição de erros e prejuízos, já a perícia é a ação realizada para atestar um erro ou uma fraude patrimonial, aplicada especificamente em uma dúvida contábil.

Ambas os campos são importantíssimos na área da contabilidade e devido as demandas, tem crescido suas atuações e os profissionais que procuram se especializar nessas funções. Quer entender mais aspectos e particularidades de cada profissão? Fale conosco, aqui na Ribas Secco temos os especialistas certos para seus questionamentos.

Sobre Alessandra Ribas Secco

Sócia fundadora da Ribas Secco Escritório de Perícias
Contadora, Administradora de Empresas, com 14 anos de experiência profissional na área de Perícia Contábil e Financeira. Atua junto à escritórios de advocacia como Assistente Técnica e Perita Judicial nas Vara Federais.

Ver todos os Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu