O Brasil possui um grande volume de micro e pequenas empresas que, devido à estrutura e tamanho, dependem de escritórios de contabilidade terceirizados para atender as exigências legais que estão submetidas.

E a escolha errada de um parceiro pode lhe trazer mais dor de cabeça do que benefícios.

Por isso, resolvi colaborar e compartilhar 7 importantes itens a considerar na hora da escolha de um escritório contábil, ou mesmo, para você refletir sobre as condições atuais dos serviços que são prestados  para sua empresa.

Verifique se estes itens são atendimento integralmente, parcialmente ou se não são atendidos:

  1. Contrato de prestação de serviços -> Você tem um contrato que contém os detalhes dos serviços prestados, suas limitações e a forma de execução dos trabalhos?
  2. Seguro de responsabilidade civil -> Seu escritório parceiro possui este seguro para cobrir eventuais erros e falhas do próprio escritório (multas pelo atraso ou omissões das declarações, juros e multas no envio em atraso dos tributos)? Lembre-se: a culpa pode ser do contador, mas a cobrança recairá sobre a empresa;
  3. Planejamento Tributário -> O contador verifica frequentemente qual o cenário mais vantajoso para a sua empresa, procurando reduzir a carga tributária, com um bom planejamento fiscal? Ao fazer uma operação nova em sua empresa, há espaço para questionar seu contador qual a melhor forma de se fazer?
  4. Acompanhamento do processamento da movimentação contábil -> O seu contador cobra por receber a movimentação contábil, no mínimo, na periodicidade mensal? Se passam meses sem você enviar a documentação e ele não te cobra, pode ser um sinal que o processamento da movimentação ocorre sem planejamento, o que aumenta o risco de erro.
  5. Conciliações contábeis -> As contas contábeis são conciliadas? Quais ferramentas são utilizadas? Esse é um ponto chave. Se as contas contábeis não são conciliadas, a probabilidade das demonstrações contábeis não refletirem a realidade é imensa, ocasionando a omissão ou imprecisão nas obrigações acessórias
  6. Capacitação Profissional -> Por exigência do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), os funcionários dos escritórios contábeis, que exercem funções técnicas, devem ser estudantes de Ciências Contábeis ou graduados com registro no órgão de classe. Desde 2011, para se ter o registro no órgão de classe, os graduados em ciências contábeis devem passar por exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. No último exame de suficiência (segunda edição de 2018), apenas 37,49% foram aprovados. E então, você sabia disso?
  7. Contabilidade como ferramenta de gestão -> Quais relatórios e informações serão disponibilizados para lhe auxiliar na gestão do seu negócio? As demonstrações contábeis são umas das principais ferramentas de gestão do seu negócio, procure um escritório que lhe proporcione isso.

 

Espero ter contribuído para a melhoria de sua gestão.

Se precisar de mais informações conte comigo e com a equipe da Ribas Secco para te auxiliar em seus desafios

Sérgio Henrique Gonçalves
INTER CONTROL
www.intercontrolcontabil.com.br

Sobre Luis Fernando Freitas

Sócio da Ribas Secco com foco na Avaliação de Empresas
 
Tem mais de 23 anos de experiência empreendedora na criação e desenvolvimento de negócios e atua também na prática de treinamentos corporativos técnicos e comportamentais para empresários e empresas de diversos setores da economia brasileira.

Ver todos os Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu